domingo, 1 de setembro de 2019

PONCHO INFANTIL - 2 ANOS

Este poncho foi tricotado com 2 novelos de lã Filatino e uma sobra de lã Família para a sanfona do decote e lista. Trabalhei com agulha 5.


Iniciei na sanfona com a lã lisa seguindo as orientações do vídeo do YouTube - Barra de Tricô Diferente, da Mariza Miziara: https://www.youtube.com/watch?v=QNhZJbuM4qs.
Montei 20 pontos que resultam em 40 pontos ao final da sanfona. Na ultima carreira, trabalhei com a lã mesclada, distribuí 5 aumentos uniformemente, ficando então 45 pontos.


Na sequência tricotei:
1ª carr (direito) - meia
2ª carr (avesso) - 21t 1laç 3t 1laç 21t
3ª carr e as demais do direito - meia
4ª carr (avesso) - 22t 1laç 3t 1laç 22t
6ª carr (avesso) - 23t 1laç 3t 1laç 23t
8ª carr (avesso) - 24t 1laç 3t 1laç 24t
.....
Continuei dessa forma até a carreira: 45t 1laç 3t 1laç 45t. Nesta carreira mudei a lã para começar a lista que foi tricotada com lã lisa por 12 carreiras, sempre fazendo 1 laçada antes e após os 3 pontos tricô.

Na última carreira da lista (avesso) voltei para a lã mesclada e tricotei mantendo os aumentos. Trabalhei:
- 12 carreiras com ponto meia no direito e tricô no avesso;
- 14 carreiras em ponto tricô, direito e avesso.
Na última carreira (129 pontos) não fiz as laçadas.
Arrematei todos os pontos.


Fiz duas partes iguais e costurei as laterais, deixando uma abertura para a cabeça. Essa abertura foi fechada com um cordão de correntinhas que prende o botão.

GORRO
Montei 68 pontos e tricotei em sanfona 2x2 até a altura desejada. Cortei o fio da lã, passei dentro dos pontos da agulha e fechei a costura do gorro.

Ficou muito lindo e alegre.




5 comentários:

Cris disse...

Ficou lindíssimo!

Sidney disse...

boa tarde, muito lindo, adorei....bjs

Rosa Irene disse...

Você escreveu; “ Montei 20 pontos que resultam em 40 pontos ao final da sanfona. Na ultima carreira, trabalhei com a lã mesclada, distribuí 5 aumentos uniformemente, ficando então 45 pontos.” como ficou com 45 pontos se começou com 20 e distribuiu 5 aumentos na última carreira? Não entendi.

Unknown disse...

Amei bem explicado parabéns vou fazer.

Anônimo disse...

fijate rosa irene ,que al comenzar te da una direccion de youtube para que hagas el acordeón del cuello, alli es donde obtenés lo 40 puntos, es por eso que al aumentar 5p, resultan 45 p. Es el elástico tubular que tambien lo encontras en tejiendo con Lucila
María