domingo, 25 de janeiro de 2015

Carreiras Encurtadas em Tricô

Quando estamos trabalhando uma peça em tricô onde há carreiras com alguns pontos em tricô e o restante em meia, observamos que o ponto meia "cresce" mais que o ponto tricô.
Imagine uma blusa aberta na frente, em que vc faz 10 pontos tricô (para a borda) e continua os demais pontos em meia. Depois de trabalhadas algumas carreiras você verificará que a borda está ficando mais curta do que o restante da frente da blusa.






Para compensar em crescimento desigual usamos a técnica das carreiras encurtadas em tricô que são carreiras que não vão até o final dos pontos da agulha.

No exemplo da blusa citada acima as carreiras encurtadas seriam usadas para aumentar as carreiras dos 10 pontos em tricô, trabalhando da seguinte forma:
- inicie a carreira trabalhando apenas os 10 tricôs;
- troque as agulhas de mão e trabalhe novamente esses 10 pontos; vc ficou com todos os pontos novamente numa mesma agulha;
- prossiga o trabalho normalmente, 10t e o restante em meia.

Você pode usar essa técnica a cada 4 ou 5cordões de tricô, de tal forma que as as partes do trabalho em ponto tricô e em ponto meia fiquem equivalentes. Não irá aparecer nenhuma alteração no trabalho.

Encontrei as seguintes explicações que podem ajudar no entendimento:

As carreiras encurtadas são carreiras que não vão até o final da agulhada, ou seja, são interrompidas no meio do caminho; volta-se trabalhando desse meio do caminho e não do fim da carreira, deixando os pontos não trabalhados à espera para serem tricotados posteriormente.
Isso faz com que haja mais carreiras num setor do tricô do que no outro e é bom para formar bojos, dar folgas, etc. A técnica serve para dar forma tridimensional à  peça bidimensional e funciona como as pences e embebimentos muito usados no corte e costura.
Alguns exemplos de utilização da técnica na prática: calcanhar de meia; pence no busto; sapatinho de bebê; compensação de ombros caí­dos ou barrigas protuberantes para melhorar o caimento das peças; etc.
(http://www.tricoteiras.com/?p=1392)

Graças às carreiras encurtadas, pode-se dar forma a uma peça, criando suaves curvas, ou pode-se fazer pinças para o peito para um melhor caimento da peça.
As carreiras encurtadas são carreiras tricotadas parcialmente antes de se virar a peça. Ao virar, enrolando o fio na malha, evita-se um buraco no ponto de viragem
Carreiras encurtadas pelo direito da peça : tricote o número de malhas indicado nas explicações do modelo, deslize a malha seguinte em liga/tricô, coloque o fio à frente da peça, volte a colocar essa malha na agulha da esquerda, vire e tricote a carreira seguinte.
Quando tricotar a carreira seguinte e regressar à malha com o fio enrolado, tricote esse fio juntamente com a malha e continue a tricotar a carreira.
(http://www.garnstudio.com/lang/pt/video.php?id=72)




Um comentário:

Maria Teresa disse...

Além de nos presentear com peças lindas, vc coloca a receita muito bem explicada e ainda dá aula...
Parabéns!
Adoro ser sua prima e irmã!