domingo, 8 de março de 2020

PONCHO INFANTIL - LÃ FILATINA

Tenho visto algumas fotos de ponchos infantis com punho. Penso que são excelentes para as crianças, pois elas não têm parada e ficam com os braços também protegidos mesmo durante as brincadeiras. 


 Encontrei a receita deste poncho na internet em http://mitricot.blogspot.com/2007/08/poncho-para-isabela.html?m=1 e adaptei para fazer o poncho que eu desejava.

http://mitricot.blogspot.com/2007/08/poncho-para-isabela.html?m=1

Usei 2 novelos de lã Filatina e uma sobra de lã Família para o decote e punhos. Trabalhei com agulha 5. 
Como fiz os punhos, não coloquei franjas.
Com a lã Filatina e agulha 5 o tamanho do poncho é para uma criança de 1 ano a 1 ano e meio.

Segue a receita conforme está no site indicado acima.
PONCHO PARA ISABELA
Monte nas agulhas nº 6 113 pontos e trabalhe 6 carreiras em tricot (3 cordões de tricot), continue trabalhando no ponto meia pegando 3 pontos juntos centrais em meia sempre no lado direito do trabalho até que fique na agulha 49 pontos que ficarão na espera numa agulha auxiliar. Una um dos lados frente e costas e junte os pontos numa só agulha (total 98 pontos). Continue trabalhando no ponto barra 2/2 (*2m, 2t*), arrematando 32 pontos distribuídos uniformemente no decorrer da carreira (66 pontos na agulha). A 6 cm desde o início do ponto de barra 2/2, arremate os pontos restantes de uma só vez. Una o outro lado até o acabamento do decote. Depois é só cortar as franjas no tamanho desejado e colocar ao redor da barra do poncho.



Na sequência levantei 34 pontos na barra do poncho, 17 pontos de cada lado da costura que une frente e costas. Trabalhei em sanfona 1x1 para formar o punho. Arrematei os pontos e fechei a costura somente na parte do punho. 
Repeti essa sequência para fazer o outro punho.



Optei também por fazer o decote em sanfona 1x1. 

Com o restante das lãs fiz um gorro em sanfona 2x2, com 64 pontos.

Ficou uma graça.

Já foi entregue para doação.

 

2 comentários:

karen disse...

Olá, tudo bem?

Lindos trabalhos! :)
Aproveitando, caso queira aprimorar sua prática quanto ao crochê, basta visitar essa página e desenvolva-a no conforto de sua casa. Nela, você terá acesso à várias coleções de gráficos de crochê cuidadosamente selecionados, incluindo almofadas, amigurumis, biquínis, bolsas, jogos de cozinha, lembrancinhas, porta-treco, tapetes, etc.

Atenciosamente,

karen g.

by Pipitty disse...

Obrigada Karen, vou sim conhecer seu trabalho.

Abraços