sábado, 29 de junho de 2013

CASAQUINHO BRANCO PARA BEBÊ

Para os bebês que nascem nos períodos mais frios do ano os casaquinhos são feitos em tamanho menor.
Esta receita é para um bebê com até 3 meses.
Usei 1 fio de lã Baby tricotado junto com 1 fio de lã Keamor. 



Fiz um esquema do casaquinho, dividido em partes que nomeei com letras.
Vou tentar explicar a receita, comentando cada uma as partes. Ele é feito numa única peça com as costuras apenas para fechar as mangas e as laterais.


PARTE A (Costas)
Colocar 42 pontos na agulha 4.
Car. 1 a 5 - sanfona 1X1.
Car. 6 (avesso) - Tricô (passar para agulha 4.5)

PARTE B
Car. 7 a 22 - 2t, 1laç, 2jt, *4t, 1laç, 2jt*, repetir de * a *, terminar com 2t.


PARTE C
Car. 23 a 40 - tricô (9 cordões de tricô)

PARTE D
Car. 41 e 42 - Aumentar 27 pontos em cada lateral para formar as mangas. 
Car. 43 a 62 - Trabalhar os 96 pontos em tricô
Car. 63 a 68 - 37t, 22m, 37t - Os 22 pontos meia trabalhados no direito e avesso formam a PARTE E traseira do decote.



MEIO DO CASAQUINHO
Car. 69 - 35t, 4m, 18 mates, 4m, 35t.

PARTE E (Frente)
4 meias, direito e avesso.

PARTE F (Frente)
Aqui começamos a trabalhar as duas partes da frente do casaquinho separadamente.
Car.70 a 72 - 35t e 4m para o decote (PARTE E)
Car. 73 a 96 - continuar o trabalho com ponto tricô e 4 meias para a borda do decote, aumentando 1 ponto antes da borda APENAS NO DIREITO. Serão 12 aumentos que formarão o decote em V. Você ficará no final das carreiras com 51 pontos.
Car. 97 e 98 - Arrematar os 27 pontos que formaram as mangas. Restarão 24 pontos.

PARTE G
Car. 99 a 116 - tricô (9 cordões de tricô) mantendo os 4 meias (direito e avesso).
Observação: fazer 1 casa para botão no primeiro cordão de tricô em um dos lados da frente do casaquinho (no total serão 3 botões distribuídos uniformemente).

PARTE H
Car. 117 a 132 - 2t, 1laç, 2jt, 4t, 1laç, 2jt, 4t, 1laç, 2jt, 4t, terminar com 4m para borda.
Observação: fazer 1 casa para botão em um dos lados da frente do casaquinho. 

PARTE I
Car. 133 a 138 - sanfona 1X1 (com agulha 4)
Car. 139 - Arrematar os pontos.
Observação: fazer 1 casa para botão em um dos lados da frente do casaquinho.


GORRO 
Montar 56 pontos na agulha 4.5.
Seguir a mesma sequência da receita do casaquinho.
Quando atingir o tamanho desejado para o gorro cortar o fio da lã num tamanho suficiente para costurar. Passar o fio por dentro dos pontos que estão na agulha e fechar o gorro.


Esse casaquinho foi feito para um meninão que está quase chegando! Então, um botão de bolinha de futebol enfeita a roupinha.


 




25 comentários:

Cristina disse...

Olá!

Não conhecia teu blog e confesso que fiquei muito feliz em conhecê-lo!
Amei tudo, principalmente as roupinhas de bebê. Também faço enxoval para doar, são peças bem singelas pois não domino a arte do tricô, mas são feitas com muito amor.
E amor é o que você deixa transparecer em cada postagem, parabéns!!! Vou passear sempre por aqui, as receitas são ótimas!
Abraço fraterno e fique com Deus!

Maria Teresa disse...

Minha querida, esse casaquinho é um doce na minha opinião o mais lindo .Vou imprimir a receita e tentar fazer, será que conseguirei?
Parabéns
Bjos

Glauci Melo disse...

Vi a postagem do seu blog na pagina de uma amiga, me encantei por esse conjuntinho de bebe e aproveitei pra conhecer seu trabalho. Parabens vc é muito talentosa e sua explicação da receita é fantastica..
obrigada por compartilhar com todos suas receitas.
bj

Marcia disse...

Lindo casaquinho, faço para doação e esse é diferente, vou aprender e fazer, fica lindo e sai pronto praticamente, muito obrigada pela doação de tempo e tecnica, bjs

Vera Inês disse...

Olá... adorei esse conjuntinho branco de bebê.Parabéns.Obrigada por compartilhar a receita.
VERA INÊS

Ana Maria O Zanini disse...

Bom dia. Comecei a fazer esse casaquinho, mas não tem na receita a parte E que seria do transpasse, como que eu faço? Pois ainda não tenho muita prática e eu amei esse casaquinho, por favor me ajudem. Muito obrigada.

Gislaine Soares disse...

Olá linda, que belezura de trabalho parabéns, estou iniciando no tricô e amei, super explicado parabéns,Deus abençoe.
Seguindo com carinho.
artesdagis.blogspot.com

Márcia disse...

Oi amiga!
Adorei a explicação do casaquinho de tricot.
Estou fazendo alguns trabalhos em trico, e tô doida para aprender a fazer casaquinho de bebe,e esse é o mais lindo casaquinho que já vi pelas minhas andanças na net.
Sei fazer crochet, mas nunca fiz um de trico e vou guardar a receita e quando tiver tempo,tentarei fazer o casaquinho, se conseguir te aviso,ok?
Obrigada pelo pela generosidade de seu post.
Te sigo.
Bjus

nadir disse...

Amiga, ficou um luxo este conjunto p/ bebe, vc é caprichosa...PARABÉNS e obrigado por compartilhar conosco...

Mariazinha disse...

Parabens amiga do trico, estou super feliz de ver seus trabalhos, e este eu ja fiz bastante, é lindo e facil.Bjo

Márcia disse...

Bom dia amiga!
Vou tentar tricotar o casaquinho...
Você teria uma outra sugestão de lã?
Como é a primeira vez que vou tricotar um casaquinho de bebe gostaria de usar um fio só!
É para recém nascido.
O que você acha?
Bjus e obrigada.

Márcia disse...

Bom dia amiga!
Obrigada pela resposta.
Comecei com uma lã que já tinha em casa só para treinar e ver se realmente vou conseguir fazer o casaquinho...
Por enquanto ainda não consegui, mas não desisto,rs.
Uma dúvida,a receita pede 2jt, seria dois pontos juntos em tricot? Sem ser torcido?
Se conseguir fazer te falo e se não também.kkk.
Bjus e obrigada.

tricrochetando com a Jane disse...

Olá andando pela net me deparei com esse lindo casaquinho e quero muito fazer para meu netinho que está a caminho, gostaria de saber qual lã foi usada já que vc usou agulha 4 e 4,5. Parabéns pelos seus lindos trabalhos bjs

tricrochetando com a Jane disse...

Desculpe esqueci de deixar o e-mail janelove151@hotmail.com bjs

tricrochetando com a Jane disse...

Desculpe esqueci de deixar o e-mail janelove151@hotmail.com bjs

tricrochetando com a Jane disse...

Olá andando pela net me deparei com esse lindo casaquinho e quero muito fazer para meu netinho que está a caminho, gostaria de saber qual lã foi usada já que vc usou agulha 4 e 4,5. Parabéns pelos seus lindos trabalhos bjs

tricrochetando com a Jane disse...

Olá andando pela net me deparei com esse lindo casaquinho e quero muito fazer para meu netinho que está a caminho, gostaria de saber qual lã foi usada já que vc usou agulha 4 e 4,5. Parabéns pelos seus lindos trabalhos bjs

Márcia disse...

Oi amiga!
Tricotei o casaquinho e postei no meu blog.
Quando puderes vai lá dar uma conferida no meu trabalho.
não ficou 100 por cento mas aprendi muito.
Bjus e obrigada.

Rosana Marques disse...

Olá! Amei o conjuntinho! Comecei a fazer o casaquinho, mas estou com dificuldades pra dar continuidade a partir da carreira 69. Você pode me ajudar, por favor? Segue meu contato: rosanamarques5@yahoo.com.br. Obrigada!

Rosana Marques disse...

Olá! Amei o conjuntinho! Comecei a fazer o casaquinho, mas estou com dificuldades pra dar continuidade a partir da carreira 69. Você pode me ajudar, por favor? Segue meu contato: rosanamarques5@yahoo.com.br. Obrigada!

Angela Garcia disse...

Adorei esse casaquinho branco! Comecei a fazer, com uma lã matizada, está ficando lindo. Mas a carreira 69 não está dando certo... Os 18 pontos centrais, fazendo mates, ficam 9? Me ajude. Meu email é agarcia2004@msn.com. Obrigada!

Délveli Gabrig disse...

vi essa receita queria saber o que quer dizer Car. 7 a 22 - 2t, 1laç, 2jt, *4t, 1laç, 2jt*, repetir de * a *, terminar com 2t.não sou tricoteira, sou curiosa poderia falar por exemplo: 2 trico, 1 laçada...??

Teresinha disse...

Simplesmente lindo e muito bem explicado.
Já fiz parecido, mas não com essa sua perfeição!
Parabéns!

Eunice Maria disse...

Olá!
Estou tentando fazer o casaquinho, que é lindi, mas estou com uma dúvida na Parte F, carreira 73 a 96, pede para aumentar 1 ponto antes da borda apenas no direito, sendo 12 aumentos para formar o decote "V". Não seria diminuições para o "V" do decote?
Sou iniciante por isso gostaria se possível que você me respondesse pois já estou chegando nessa parte do casaquinho. Um Abraço, Eunice Maria.

Anônimo disse...

O transpasse são os 4 pontos meias que vc tricotar em um lado na frente